Pousada Café Bambu Brasil

são jorge

A porta de entrada para o Parque Nacional da Chapadados Veadeiros é a Vila de São Jorge, no município de Alto

São hoje 600 habitantes fixos, a maioria se dedicando a receber os visitantes, com pousadas, restaurantes e serviços de guiagem.

Antes dos ecoturistas chegarem, criando um ideal de preservação, a vida na vila era outra história. Ela nasceu de um antigo acampamento chamado de Garimpão, estabelecido por volta de 1 912. Foi região de exploração de cristais com técnicas artesanais, Com a demanda criada pela guerra, o quartzo conquistou bons preços e boas ofertas no mercado internacional, fazendo afluir muitos garimpeiros para o acampamento,que se tornou povoado com o nome de Baixa dos Veadeiros. O nome Vila de São Jorge veio depois, por iniciativa de um garimpeiro devoto.

A criação do Parque Nacional em 1 961 representou uma mudança de comportamento. Antigos hábitos predatórios foram substituídos gradativamente pela necessidade de preservação do parque e de seu entorno. Os moradores de São Jorge, que antes se voltavam para atividades agrícolas de subsistência ou extrativismo de cristais e flores, se envolveram cada vez mais com o atendimento ao turismo.

Uma infraestrutura de serviços foi criada e se formaram a ASJOR - Associação dos Moradores de São Jorge e a ACVCV – Associação dos Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros. GAMA( Grupo de apoio ao meio ambiente).